Início|#CosinConvida: Claudia Martinez, Gerente Sênior de Sistemas da C&A México

#CosinConvida: Claudia Martinez, Gerente Sênior de Sistemas da C&A México

Introdução

A nova edição do #CosinConvida traz um bate-papo com Claudia Martinez, Gerente Sênior de Sistemas da C&A México. Desde 2017, a Cosin é parceira de negócios da C&A México em projetos estratégicos em áreas como distribuição, comercial e operações. Um trabalho que já rendeu grandes frutos para a unidade mexicana da companhia.

Nesta entrevista, comandada por Felipe Lourenço, consultor de negócios da Cosin, a executiva, que está a frente da área há 15 anos, fala sobre a importância e o papel da TI nos processos de transformação digital no varejo de moda. Claudia também fala sobre como essa transformação pode ser bem-sucedida quando o foco está em gestões que sejam mais humanas, o que, na visão dela, garante mudanças mais sustentáveis.

Confira a seguir, os melhores momentos da entrevista:

A TI como parceira chave das áreas de negócios

“Tenho a impressão de que, em qualquer empresa que não é totalmente tecnológica, essa mudança de área de serviço para área parceira tem sido a chave para avançar e para que essas empresas se posicionem com muito mais força em seus mercados. Sem dúvidas, a tecnologia, hoje em dia, é a chave”, afirma a executiva.

O Projeto Conecta e a parceria entre a C&A México e a Cosin Consulting

Super desafiador e com dois anos de duração, o Projeto Conecta teve o apoio da Cosin para implementar uma plataforma que possui sete módulos diferentes, englobando diferentes etapas da trajetória do produto, desde sua concepção até sua distribuição e reconhecimento contábil, trazendo uma visão estratégica para a empresa. Além destes módulos iniciais, o Projeto foi conectado ainda à outras 12 plataformas que já eram usadas na companhia, uma integração que resultou em inúmeros benefícios.

Pandemia de COVID-19: os desafios da gestão remota

Assim como todas as empresas do mundo, a pandemia também afetou as atividades da C&A México. Um dos primeiros passos foi garantir a segurança de seus funcionários, que deixaram o escritório e passaram para o work from home. O projeto, que já era complexo e estava em uma de suas etapas mais críticas, ficou ainda mais desafiador à distância. De acordo com Claudia, seguir de uma forma remota sem ter impactos no desenvolvimento do Projeto Conecta foi um novo desafio.

A importância da análise de impactos em projetos complexos

Um dos pontos enfatizados por Claudia é a importância da mensuração e análise de riscos. Para ela, o mapeamento de riscos é fundamental no processo de busca por alternativas que mitiguem as possíveis ameaças ao caminho até o cliente. Dentro do cenário imprevisível da pandemia, este quadro se tornou ainda mais importante para que a companhia pudesse definir como apoiaria todos seus colaboradores e também seus fornecedores envolvidos no projeto.

A comunicação como parte essencial para o sucesso do projeto

Com seus colaboradores em casa, a necessidade de que a comunicação fosse ainda melhor se tornou mais forte. Ao falar sobre comunicação, Claudia destaca não apenas aquela entre os colaboradores, mas também da empresa para com eles. No período, manter todos alinhados, engajados e concentrados também se tornou um grande desafio. Para ela, o que foi recomendado pela Cosin durante a pandemia trouxe transformações e novas formas de relacionamento que não podem ser perdidas.

Os benefícios da mensagem de protagonismo com os principais envolvidos no projeto

Para Claudia, outro ponto principal durante todo o processo foi a definição de mensagens claras e constantes sobre os papéis dos stakeholders. Uma estratégia encontrada pela C&A México foi capacitar pessoas-chave para que pudessem multiplicar dentro de suas próprias equipes o conteúdo aprendido.

Próximos passos da estratégia da C&A México

E a partir de agora? Claudia fala sobre os próximos passos da C&A México após um período de grandes aprendizados. Para ela, a evolução alcançada neste período é inegável e, assim, eles continuam na busca incessante por entregar serviços e produtos cada vez melhores aos seus clientes.

Posts Relacionados