Finanças e Operação de Backoffice

Finanças e Operação de Backoffice

Os executivos das áreas de backoffice vem sendo cada vez mais pressionados pela constante busca por eficiência nas organizações. Não é incomum em suas agendas temas como: redução de custos e de erros de processamento; redução do tempo de resposta e melhoria de níveis de serviço para as áreas core das organizações; adequação às melhores práticas de governança; adequação às constantes mudanças na legislação fiscal e previdenciária (ex. programa SPED tanto fiscal como social) e por fim, mas não menos crítico, a garantia dos processos ao modelo de compliance e à legislação e práticas de governança.

Nós da Cosin Consulting apoiamos estes executivos aportando Metodologias combinam agilidade e robustez na solução destes e de outros desafios com abordagens que se adequam à necessidade e grau de maturidade de cada organização, tais como:

  • Centro de Serviços Compartilhados
  • Implantação do eSocial e projetos do programa SPED
  • Gestão por indicadores para estabilização e eficiência de processos
  • Redução de Contencioso

Ao longo dos últimos anos, modificamos a forma de atuação em áreas de controladoria como operações de loja, supply chain, tesouraria, recursos humanos, backoffice da área comercial, entre outras, sejam elas core ou de suporte entrega de resultados.

Veja algumas de nossas ofertas específicas para essa prática:

  • Integrador na implantação de soluções sistêmicas: Apoiamos as organizações na implantação de mudanças que transcendem a simples implantação de um sistema de apoio especialista ou ERP. Atuamos desde a discussão dos motivadores da mudança até redesenho dos processos e da estrutura organizacional, bem como, na gestão do plano de implantação e condução da jornada de mudança. Atuamos nos pilares de Gestão de Projetos, Processos e Gestão da Mudança para garantir o melhor resultado possível da mudança sistêmica.
  • Centro de serviços compartilhados (CSC): A implantação de um centro de serviços compartilhados não se resume à centralização de processos e de profissionais na mesma localidade ou entidade jurídica. Nossa metodologia garante o melhor alinhamento entre eficiência na execução de processos, equilíbrio de pirâmide organizacional, transparência e controle sobre as informações e demandas atendidas pelo CSC. Com esta mentalidade, realizamos projetos que trouxeram: menor incidência de erros, maior previsibilidade no atendimento às demandas, clareza na prestação de contas e custos de processamento, além da tão almejada redução de custos operacionais que são determinantes para atingir os resultados de um business case de implantação de um CSC. Além disso, nós da Cosin Consulting, temos experiência na transformação de CSCs em operações de alto desempenho, com a implantação de práticas de gestão que garantem a qualidade e melhoria contínua das operações. Podemos alavancar a atuação do seu CSC para uma perspectiva mais alinhada com a estratégia de negócios da empresa, seja como uma plataforma que facilite a expansão, aquisições, incorporação de novos serviços ou novas unidades de negócio. Ainda na perspectiva de transformação, agora no contexto digitalização dos negócios, a Cosin, auxilia, os CSCs na sua principal missão dentro deste novo contexto: garantir integração e fluidez das informações para as áreas que atendem diretamente clientes ou fornecedores, buscando ampliar a automatização de processos e a integração com o core business.
  • Implantação do eSocial e projetos do programa SPED: Em uma perspectiva simplista, as organizações acabam por menosprezar a complexidade de implantação, por exemplo do eSocial, relegando-a a uma simples conexão entre sistemas. Entendemos que atuar desta forma pode ser uma perda de uma grande oportunidade. Nosso ponto de vista sobre a implantação de projetos relacionados ao programa SPED, é que eles sempre oferecem uma oportunidade e necessidade de revisão de processos e do modelo de operação das áreas envolvidas. Nossa metodologia de implantação coloca em pé de igualdade a necessidade de se revisar os processos e políticas, níveis de serviço, adoção de melhores tecnologias e integrações sistêmicas, bem como, a necessidade de treinamento e adequação à legislação.
  • Gestão por indicadores para estabilização de processos: Cada vez mais a necessidade de manter a integridade das informações nos ERPs e diversos sistemas legados se mostra um desafio crescente para garantir o compliance e controle sobre os processos, permitindo maior acuracidade de estoques, redução de exposição fiscal, confiança sobre informações de vendas e custeio, entre outras. Por outro lado, permitir ganho de eficiência nos processos, tanto eliminando redundâncias, bem como, reduzindo os tempos de execução dos processos, é algo perseguido pelas organizações, e que alavancam diferenciais de negócio, como redução de time-to- market para colocar produtos em mercado, redução de headcount para execução de processos, desmistificação quanto a precisão das informações e eliminação de dupla conferência, entre outros. Pensando nestas necessidades em geral, de curto prazo, estruturamos abordagens que endereçam de maneira ágil a solução de desafios como estes e que podem criar nas áreas de backoffice uma visão de facilitadores de processos, trazendo resultados de curto prazo ao mesmo tempo que evidenciam como endereçar com robustez questões estruturais fora de sua competência, determinando as verdadeiras responsabilidades pela resolução dos desafios que se apresentam.
  • Redução de contencioso: A judicialização nas relações empresariais tem se tornado cada vez mais frequente, seja com clientes, governo e órgãos regulatórios ou associados. Manter sob controle as linhas de custos relacionadas às ações judiciais e o efeito delas nos demonstrativos financeiros. O desafio para a área financeira das organizações é conter o avanço, seja em seus componentes fixos, como estrutura do jurídico, ou variáveis como honorários, multas, indenizações e provisões. Nós da Cosin Consulting, entendemos muito bem esta dinâmica do ponto de vista pragmático e entregamos aos nossos clientes soluções que reduzem quatro importantes linhas de custos associados às demandas judiciais: as multas e indenizações; as provisões que atendem ao contingenciamento contábil de recursos; custos da estrutura organizacional, além das custas judiciais com honorários. Atuamos colhendo e analisando informações para reduzir o efeito direto em resultado líquido, baixando as provisões, adequamos os processos das áreas jurídicas, atendimento a clientes e canais setoriais como BACEN, ANATEL, PROCON para dar mais eficiência, além de aturamos sobre a causa raiz das ações judiciais, reduzindo novas entradas e o valor médio das ações judiciais.

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