DHO

Desenvolvimento Humano e Organizacional

“A natureza superior do homem se apoia em sua natureza inferior, pois ela precisa desta como base... A melhor maneira de desenvolver essa natureza superior é primeiramente satisfazer e gratificar a natureza inferior” Abraham Maslow (1908 – 70)".

Essa afirmação, feita há mais de um século, ilustra perfeitamente a constante mudança e busca por crescimento que nós humanos vivemos ao longo de nossa história. Para Maslow, estas naturezas são chamadas de necessidades e organizadas em uma hierarquia: a pirâmide de Maslow. Iniciamos com a necessidade de satisfazer nossas necessidades fisiológicas de sobrevivência e terminamos com a necessidade de satisfazer a necessidade de deixar um legado. Cada um de nós têm um propósito, missão, cultura e valores que nos guiam ao longo de nossa trajetória pela busca da próxima natureza.

Assim como as pessoas, são as empresas. Cada empresa tem sua história, sua missão, seu propósito de existência, seus valores e sua cultura. São estas componentes que guiam sua existência e trajetória de amadurecimento e permanência no mercado no qual atua.

Ajudar as empresas e pessoas a suprirem juntas e em harmonia suas necessidades de crescimento ao longo de suas trajetórias de vida é a missão da área de Recursos Humanos. Para isso é importante entender com detalhe os estágios de necessidade das pessoas e empresa, sobrevivência, relacionamento, autoestima, transformação, coesão interna, fazer a diferença e serviço, e quais elaborar os mecanismos, ações e formas de atendê-los.

O trabalho de desenvolvimento humano e organizacional, mais conhecido como DHO, que realizamos tem como objetivo construir e implantar com esta área de Recursos Humanos todo o planejamento de ações que vão suportar esta jornada conjunta de pessoas e empresa.

Noticias Relacionadas