Serviços Financeiros

Private Equity

As perspectivas de melhoria do ambiente econômico constantemente impulsionam a mudança da confiança do investidor e o retorno da agenda de fusões e aquisições, protagonizada pelos fundos de private equity. Aqueles que queriam entrar, esperavam por uma sinalização macroeconômica favorável, palatável para o investidor estrangeiro. O sell side, na outra ponta, naturalmente dependia também desse fluxo.

Mas, de forma geral, durante a crise o valor dos ativos se deteriorou com a queda das vendas e a falta de recursos para investir na melhoria da eficiência.

Nós da Cosin Consulting apoiamos o buy-side na avaliação de oportunidades escondidas nos targets, e o sell-side na geração de valor nas investidas do portfólio, tanto com foco no top-line quanto em eficiência, nas linhas de despesas.

Ao longo dos últimos anos ajudamos fundos de private equity que adquiriram stakes em companhias, em muitos casos familiares, para tomar controle das operações e dos números e mudar sua gestão para um modelo mais profissionalizado, buscando as oportunidades visualizadas na fase de valuation e concretizando cases de integração e consolidação de mercado.

Combinamos metodologias de revisão de modelos de operação e eficiência para áreas de negócios (ex. Marketing e Vendas) e de suporte (ex. Financeiro, RH e TI) à nossa experiência em projetos de integração pós-aquisição para prover as mudanças necessárias e acelerar a busca consistente de valor.

Conheça algumas de nossas abordagens específicas:

  • Gestão de Projetos
  • Redesenho Organizacional
  • Otimização e Processos
  • Tecnologia de Alta Performance
  • Gestão de Mudança
  • Centro de Serviços Compartilhados
  • OBZ – Orçamento Base Zero

Indústria e Bens de Consumo

O segmento industrial tem sido um dos grandes afetados pelas constantes crises econômicas e políticas no Brasil, e por que não dizer, no mundo todo. Apesar dos impactos demorarem um pouco a chegar – a ‘ponta consumidora’ é mais sensível – sua recuperação também é bem mais lenta.

Atualmente estamos vivendo o início da ‘Indústria 4.0’, na qual conceitos como interoperabilidade (conexão entre máquinas, pessoas e processos), virtualização (simuladores e emuladores em tempo real), descentralização da decisão (monitoramento e resolução ao longo do processo, de maneira automática), análise de dados em tempo real, orientação a serviços (para todos os elos da cadeia de valor) e modularidade são cada vez mais discutidos e considerados na evolução dos negócios.

Além desses desafios do ‘futuro de presente’, temos ainda aqueles relacionados ao ‘presente’ e ao ‘passado’ (das ‘eras’ anteriores), mas que continuam na pauta dos executivos das indústrias: Otimização de processos (especial destaque ao S&OP e BackOffice), Gestão eficiente de estoques em toda cadeia, Redução de perdas, Eficiência em compras, Modelo de governança eficaz, Reestruturação organizacional, Arquitetura de sistemas, Gestão de projetos, entre outros.

Nossa equipe tem atuado em projetos que visam o endereçamento desses e de outros desafios, sempre atuando de maneira consultiva, analítica, com independência, integrada ao cliente e com um toque ‘particular’. Dentre o rol de projetos, destacamos:

  • Aumento de eficiência, por meio de otimização de processos (redesenho de processos, workflows, gestão por indicadores), redução de custos (operação de áreas de suporte, como gestão de estoques e suprimentos) e restruturação organizacional (fusão de áreas, revisão de papéis e responsabilidades, terceirização de atividades/áreas, desenho e implantação de Centro de Serviços Compartilhados - CSC)
     
  • Aderência à ‘revolução digital’ na indústria, com especial destaque à aproximação da indústria com o consumidor final (por meio de redesenho de canais de distribuição, análise de dados, desenvolvimento de Apps para o consumidor final e/ou força de vendas), e agilização de processos-meio e processos-fim da cadeia produtiva, dando simplicidade e agilidade a eles e removendo gargalos e burocracias

  • Suporte à implantação de sistemas, apoiando tanto na seleção de ferramentas quanto no desenho e gestão de projetos de implementação de sistemas, ferramentas e workflow

 
Navegue através de nossas ofertas para o segmento de indústria e entenda um pouco mais sobre o que podemos contribuir para seu negócio.

Serviços

Os inúmeros segmentos no setor de Serviços são constantemente ameaçados por uma profusão de start-ups e tecnologias disruptivas, que se propõem a, de forma mais eficiente, interagir com e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
Empresas de serviços de todos os tamanhos e graus de maturidade também buscam maior velocidade e assertividade na execução dos processos core e de suporte – desde Marketing e Vendas, passando por Entrega e Atendimento, até Tecnologia e Financeiro – assim como na condução de programas de transformação.

Apoiamos empresas convencionais e da nova economia do setor de Serviços em iniciativas que vão desde a definição da estratégia e do plano tático, até iniciativas de melhoria da eficiência nos processos das diferentes áreas ou cross-areas.

Conheça algumas de nossas abordagens específicas:

  • Gestão de Projetos
  • Redesenho Organizacional
  • Otimização de Processos
  • Tecnologia de Alta Performance
  • Gestão de Mudança
  • Centro de Serviços Compartilhados

Saúde

O mercado de saúde tem se transformado, principalmente pelo envelhecimento populacional e pelo avanço da medicina para tratamento de doenças antes fatais e agora crônicas, gerando novas necessidades estratégicas de gestão de novos procedimentos no sistema de saúde.

A rede pública de saúde, apesar de universal, não tem acolhido financeira e estruturalmente essas mudanças e, em decorrência, constata-se um enorme repasse ao setor privado do ônus de atendimento (procedimentos, medicamentos, novas tecnologias, etc.).

Este repasse de operação para o setor privado acaba por gerar impactos em:

  • Rentabilidade dos serviços, cujas receitas também acabam sendo insuficientes, de um lado pela limitação dos reajustes dos valores cobrados dos usuários de planos individuais e, de outro, pela redução de usuários dos planos empresariais, face à crise econômica e aos elevados índices de reajustes (necessários, mas inibidores da demanda).

  • Gestão e operação dos serviços, o que eleva os custos envolvidos nos processos, além da dificuldade no incremento de eficiência, que há tempos são discutidos pelo setor.

 
Nós da Cosin Consulting atuamos diretamente no tratamento dessas lacunas, oferecendo uma gama de ações e produtos que poderão auxiliar em diversos aspectos empresas do setor nas áreas hospitalar, laboratórios de diagnóstico e convênios de saúde, dos quais podemos destacar:

  • Suporte à revisão de processos com foco direto no aumento de eficiência (melhor aproveitamento da estrutura, como taxa de ocupação de leitos, salas e centros médicos) e redução de custos (operação de áreas de suporte, como gestão de estoques e suprimentos). A atuação da Cosin Consulting combina o melhor das metodologias de processos existentes, adequadas às necessidades de cada cliente

  • Aderência à "revolução digital" do mercado de saúde, garantindo ao cliente total suporte às suas iniciativas e análises para a identificação de oportunidades e o desenvolvimento de soluções e inovações ligadas a essa revolução digital que vem ocorrendo no mercado (notadamente por itens mais comuns como o prontuário eletrônico, ou a entrada de novos players através de estruturas mobile)

  • Iniciativas focadas no relacionamento com cliente potencializando o auto-atendimento (menores custos, menores filas e agilização do atendimento), e também o relacionamento com corpo médico (assessoria ao atendimento através de estrutura e tecnologia que permita suporte virtual como telediagnósticos, etc.)

Educação

A educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento e crescimento de uma nação. No Brasil foram implantados diversos programas de incentivo que impulsionaram o segmento. Contudo, mesmo com estas ações ainda temos um longo caminho pela frente: no ranking do IDH da ONU de 2015 estamos atrás de países como Venezuela, Irã e Sri Lanka.

Recentemente a alteração das regras para obtenção dos benefícios governamentais, aliada à crise enfrentada pelo país, geraram de um lado a demanda por profissionais melhores qualificados, de outro a necessidade por parte das instituições de oferecer aos alunos alternativas flexíveis para pagamento dos cursos oferecidos.

A utilização de novas tecnologias que possibilitam a educação à distância é outro fator que vem impulsionando o segmento nos últimos anos, uma vez que possibilita a pulverização do ensino aliada a uma redução de custos. Além disso, continuam surgindo novas tendências que devem mudar a forma como o ensino é estruturado, deixando de lado o método padronizado e “igual para todos” e fazendo com que o aprendizado seja personalizado e gere melhor assimilação pelo aluno.

As instituições de ensino precisam ter agilidade para conseguir capturar este crescimento de forma sustentável, e ainda para se prepararem para os novos desafios que tem pela frente, resultantes de todas as inovações que surgem diariamente no mundo.

Nossa equipe trabalha para endereçar estes pontos de diversas maneiras, como por exemplo:

  • Aderência à "revolução digital" do segmento de educação, garantindo o suporte às iniciativas, análises para a identificação de oportunidades e desenvolvimento de soluções e inovações ligadas a essa transformação digital que vem ocorrendo no mercado (notada por itens mais comuns como a utilização de soluções cloud, ferramentas responsivas e utilização de aplicativos para dispositivos móveis com foco em autoatendimento);
  • Iniciativas focadas no relacionamento com o aluno potencializando a captação de novos alunos e a redução da evasão, além do relacionamento com ex-alunos;
  • Revisão de processos com foco direto no aumento de eficiência e redução de custos, tanto em áreas core, quanto nas de suporte;
  • Suporte à implantação de sistemas, apoiando tanto na seleção de ferramentas quanto no desenho e gestão de projetos de implementação de sistemas.

Noticias Relacionadas

Idioma / Language