Reflexões

Eficiência na gestão do setor educacional

Devido à transformação do mercado educacional nos últimos 20 anos, ocorreu a consolidação de grandes grupos educacionais do setor privado, o que está obrigando as instituições de pequeno e médio porte a profissionalizarem sua organização, se tornando competitivas e diferenciadas.

Evolução de matrículas no ensino superior:

eficiencia gestao setor educacional1

Certamente os investimentos governamentais e o crescimento do sistema EAD (Educação a distância) auxiliaram na taxa de crescimento do setor. Em 2013, 15,8% dos cursos superiores eram EAD, enquanto em 2003 representavam apenas 3%.

Evolução de matrículas no ensino superior:

eficiencia gestao setor educacional2

No entanto, as instituições de médio e pequeno porte estão bastante atrasadas nos seus processos de gestão. Algumas estão crescendo rapidamente, porém de forma desestruturada. Observamos, ainda, grupos de educação básica entrando no mercado de educação superior – que possui uma complexidade maior que o primeiro e exige uma gestão mais robusta.

Enquanto isso, vemos que a maioria dos grandes grupos educacionais já está trilhando o caminho da profissionalização do setor, porém encaram problemas com as fusões e as aquisições de grupos menos estruturados.
Para a completa profissionalização do setor, estamos seguros que é necessária uma gestão da informação; sistemas integrados de suporte a gestão; eficiência em processos e gestão do capital humano.

• Um dos requisitos obrigatórios é conhecer o mercado em que está inserido, além de possuir mecanismos de gestão da informação. A informação atualizada e qualificada é fundamental para a tomada de decisão e orientação do planejamento estratégico da instituição;
• A tecnologia também é um grande aliado na profissionalização do setor. Sistemas de gestão operacional e sistemas que acompanham o ciclo de vida do aluno trazem agilidade e qualidade na gestão da instituição;
• É fundamental, do mesmo modo, conhecer profundamente e aperfeiçoar os processos operacionais, implementar metas e gerir resultados;
• Outro requisito básico é a gestão do capital humano. Ter pessoas certas nos lugares certos para otimizar recursos.